Comité organizador (POR)

Elena Losada (Universitat de Barcelona)

Directora do ‘Departament de Filologia Romànica’ da ‘Universitat de Barcelona’, onde se doutorou em 1986 com uma tese sobre a recepção em Espanha da obra de Eça de Queirós. A sua área de investigação principal é a literatura portuguesa do século XIX e tem publicados vários textos sobre Antero de Quental, Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco e Cesário Verde. Faz parte da equipa para a edição crítica da obra de Eça de Queirós que é dirigida pelo Professor Carlos Reis, sendo da sua responsabilidade a já publicada edição crítica de A Ilustre Casa de Ramires. Tem publicados diversos estudos também em outras áreas, como os estudos de tradução e os estudos linguísticos e culturais sobre textos associados à expansão portuguesa dos séculos XVI e XVII, investigando ainda as questões de género e da autoria literária feminina nas literaturas lusófonas, com destaque para a escritora brasileira Clarice Lispector.

Isabel Soler (Universitat de Barcelona)

Professora titular de Literatura Portuguesa na ‘Universitat de Barcelona’. Doutorada em 2000 com uma tese sobre o papel das viagens marítimas portuguesas no pensamento e na cultura do Renascimento. A sua área de investigação principal é a literatura de viagem dos séculos XV, XVI e XVII, tendo diversos estudos sobre esse tema publicado. É membro do grupo de investigação  “Naturalezas figuradas. Ciencia y cultura visual en el mundo ibérico, s. XVI-XVIII”, Instituto de História do CSIC. Dedica-se também ao século XX português: à literatura associada ao trauma da guerra colonial e à literatura biográfica e autobiográfica, nomeadamente a partir das obras de Miguel Torga e Vergílio Ferreira. Deste último traduziu diferentes obras narrativas e ensaísticas. Na mesma linha de investigação, faz parte do grupo de investigação “Historia y análisis del ensayo literario en España, 1923-1975″, da ‘Universitat Pompeu Fabra’, colaborando em trabalhos comparatísticos das literaturas portuguesa e espanhola do Eu.

Miguel Candel (Universitat de Barcelona)

Doutorado em Filosofia. Tradutor das Nações Unidas durante o ano de 1982. Catedrático do IES de 1982 a 1988. Funcionário da Comissão Europeia de 1988 a 1998. Professor titular de Histótia da Filosofia Antiga, termina em 2011/2012 o seu mandato como Director do ‘Departament d’Història de la Filosofia, Estètica i Filosofia de la Cultura de la Universitat de Barcelona’. Director do Mestrado em “Filosofia e estudos clássicos” e Coordenador dos Mestrados “Filosofia e estudos clássicos” e “Pensamento contemporâneo e estudos clássicos”. Tradutor de Terapia del Deseo de Martha Nussbaum e dos tratados de Lógica de Aristóteles. Fundador e Secretário da ‘Societas Philosophorum Viventium’.

Paulo Borges  (Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa)

Doutorado em Filosofia com uma dissertação sobre Metafísica e Teologia da Origem em Teixeira de Pascoaes, é Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, dedicando-se em especial à Filosofia da Religião e à Filosofia em Portugal. Presidente da União Budista Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva e sócio fundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, é tradutor de múltiplas obras budistas, coordenador da edição do espólio de Agostinho da Silva, director de várias teses de doutoramento dedicadas a pensamentos de expressão lusófona e organizador da obra colectiva «Olhares europeus sobre Fernando Pessoa» (CFUL 2010). Director da Revista Cultura Entre Culturas e autor de obras de poesia, ficção, teatro e ensaio filosófico e de inúmeros artigos e textos de conferências publicados em Portugal, no Brasil, em Espanha, França, Itália e na Alemanha e na Roménia, publicou em 2008 o livro O Jogo do Mundo – Ensaios sobre Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa (Portugália) e em 2011 o O teatro da vacuidade ou a impossibilidade de ser eu – Estudos e ensaios pessoanos (Verbo / Babel).

Daniel Duarte (Universitat de Barcelona / Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa)

Licenciado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Doutorando no ‘Departament d’Història de la Filosofia, Estètica i Filosofia de la Cultura de la Universitat de Barcelona’, Investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e Bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, vem participando com comunicações em reuniões científicas dedicadas as estudos pessoanos e vem publicando em Espanha e em Portugal os resultados da investigação sobre a Verdade e a Literatura a partir das obras de Fernando Pessoa e Friedrich Nietzsche que leva a cabo.

Diego Giménez (Universitat de Barcelona)

Licenciado em Filosofia na Universitat de Barcelona em 2004. Tem realizado diferentes actividades relacionadas com a literatura, o jornalismo e a comunicação. Trabalhou durante dois anos na livraria Laie de Pau Claris. Foi redactor chefe das revistas L’Hiperbòlic e Secundèria e redactor do diário Nació Digital até meados de 2011. Trabalha na redacção de La Vanguardia.com. Co-fundador em 2008 da Revista de Letras. Colabora ainda com a agência IMC como redactor de notícias literárias e na Universitat de Barcelona leva a cabo sob as tutelas de Elena Losada e Isabel Soler uma investigação doutoral em Literatura e Pensamento sobre o Livro do Desassossego.

Pablo Javier Pérez López (Valladolid, 1983)

Doutor em Filosofia pela Universidade de Valladolid (Espanha). Autor do livro Poesía, Ontología y Tragedia en Fernando Pessoa (Manuscritos, 2012), co-editou os livros Viajes, literatura y pensamiento (Uva, 2009), El pensar poético de Fernando Pessoa (Manuscritos, 2010) faz parte da equipa que edita as Obras de Fernando Pessoa publicadas pela Ática editora. As temáticas essenciais das suas publicações são a dialéctica FilosofIa-Literatura, a Infância, o pensar poético, a vontade de ilusão e a filosofia da cultura portuguesa. Pode-se salientar entre as suas estadias de investigação realizadas nas Universidades de Lisboa e na UNICEN (Argentina).

Anuncios

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: