Comité científico (POR)

Perfecto Cuadrado (Universitat de les Illes Baleares)

Licenciado em Filologia Românica (Universidad de Salamanca). Doutorado em Filologia Hispânica (Universitat de les Illes Baleares). Professor Catedrático de Filologias Galega e Portuguesa (Universitat de les Illes Baleares). Coordenador do Centro de Estudos do Surrealismo da Fundação Cupertino de Miranda. Investigador, crítico e traductor (Prémio de tradução «Giovanni Pontiero» 2004 por El libro del desasosiego). Prémio Luso-Espanhol de Arte e Cultura (2008). Editou a poesia completa de Henrique Risques Pereira (Quasi Edições), Isabel Meyrelles (Quasi Edições), Fernando Alves dos Santos (Assírio & Alvim) e os sete volumes de poesia (edição bilingue) da colecção La Estirpe de los Argonautas (Junta de Extremadura). Publicou, em colaboração com Lourdes Pereira, Algumas obras de carácter didáctico (Língua Portuguesa, Fichas de Língua Portuguesa, Textos Literários Portugueses – Séculos XII-XVIII) e é autor também de diversos estudos, livros de ensaio e antologias como La literatura portuguesa de los siglos XVI e XVII (in Historia de la Literatura vol. III, Akal), Modernidad y vanguardia en la poesía portuguesa contemporánea. Perspectiva histórica del Surrealismo portugués (Universitat de les Illes Baleares), Camões (in Lecciones de literatura universal, Cátedra), Fernando Pessoa: Máscaras y paradojas (EDHASA; ed. italiana «Maschere e paradossi», Passigli Editori), You are welcome to Elsinore – Antologia da Poesia Surrealista Portuguesa (Laiovento; ed. revista e ampliada «A Única Real Tradição Viva», Assírio & Alvim), Poesia Portuguesa do Século XVIII – Ensaio e Antologia (Laiovento), Poesía contemporánea [de la Segunda Guerra Mundial a la Revolución de los Claveles] (in Historia de la literatura portuguesa, Cátedra), e co-autor de diversos catálogos de exposições, como «Surrealismo em Portugal 1934-1952», com Maria Jesús Ávila, «Mário Cesariny» (Prémio «José Figueiredo»), com João Pinharanda, e, com António Gonçalves, «Teixeira de Pascoaes: obra plástica», «Risques Pereira: o regresso do gato que partiu à aventura – obra plástica», «Carlos Eurico da Costa – obra plástica», «Gonçalo Duarte – obra plástica», «Manuel Patinha: o olhar inteligente / la mirada inteligente», «Cartografía surrealista – território Eugenio Granell», «Raúl Perez: obra plástica», «Eurico Gonçalves: Estou vivo e escrevo sol», «Alfredo Margarido. Obra Plástica», «O Surrealismo na colecção Cupertino de Miranda», «Jorge Camacho. Obra plástica», «João Rodrigues / António Maria Lisboa / Mário Henrique Leiria / António Paulo Tomaz», «Benvindos a / You are welcome to ELSINORE» e «Por toda a parte JÚLIO».

Jerónimo Pizarro (Universidad de los Andes)

Doutorado em Linguística Portuguesa pela Universidade de Lisboa e em Literaturas Hispâncias pela Universidade de Harvard. Foi Professor do Programa de Crítica Textual da Universidade de Lisboa e é membro do grupo de trabalho que desde 1988 publica a edição crítica das obras completas de Fernando Pessoa. As suas áreas de interesse e conhecimento são a crítica textual, as literaturas hispânicas e as literaturas de expressão portuguesa. Tem editado e organizado vários livros, entre outros a primeira edição crítica do Livro do Desassossego (Imprensa Nacional – Casa da Moeda 2010) e o volume colectivo Portuguese Modernisms. Multiple Perspectives on Literature and the Visual Arts, Legenda 2011).

Jordi Cerdà (Universitat Autònoma de Barcelona)

Jordi Cerdà é Professor de Filologia Românica na ‘Universitat Autònoma de Barcelona’. Foi leitor de língua catalã na Universidade Nova de Lisboa e docente na ‘Universitat de Barcelona’ e na ‘Universitat Oberta de Catalunya’. Tradutor de português para catalão e castelhano; obteve o Prémio “Giovanni Pontiero” em 2002 pela tradução do livro de Germano Almeida El testamento del señor Napumoceno da Silva Araújo. Tem dedicado vários trabalhos ao estudo da cultura portuguesa contemporânea e das suas relações com as culturas hispânica e catalã.

Paulo Borges (Universidad de Lisboa)

Doutorado em Filosofia com uma dissertação sobre Metafísica e Teologia da Origem em Teixeira de Pascoaes, é Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Investigador no Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, dedicando-se em especial à Filosofia da Religião e à Filosofia em Portugal. Presidente da União Budista Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva e sócio fundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, é tradutor de múltiplas obras budistas, coordenador da edição do espólio de Agostinho da Silva, director de várias teses de doutoramento dedicadas a pensamentos de expressão lusófona e organizador da obra colectiva «Olhares europeus sobre Fernando Pessoa» (CFUL 2010). Director da Revista Cultura Entre Culturas e autor de obras de poesia, ficção, teatro e ensaio filosófico e de inúmeros artigos e textos de conferências publicados em Portugal, no Brasil, em Espanha, França, Itália e na Alemanha e na Roménia, publicou em 2008 o livro O Jogo do Mundo – Ensaios sobre Teixeira de Pascoaes e Fernando Pessoa (Portugália) e em 2011 o O teatro da vacuidade ou a impossibilidade de ser eu – Estudos e ensaios pessoanos (Verbo / Babel).

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: